quinta-feira, 8 de maio de 2008

Usina Termoelétrica de Candiota

(Por Joseane de Oliveira Alvarez – com base no relato de um ex-funcionário da usina, José Luiz Feijó Alvarez)

A primeira Usina Térmica de Candiota foi construída no início da década de 60 no governo do engenheiro Leonel de Moura Brizola, governador do estado. A sua construção foi iniciada pela antiga rede ferroviária federal e encampada pela então comissão estadual de energia elétrica, através do seu presidente o engenheiro Noé de Melo Freitas, recebendo o nome de Usina Termoelétrica Candiota I, cujo projeto de autoria francesa instalou dois geradores de 10 megawatts, num total de 20 mW.

Em 1970 iniciou-se a construção da Usina Candiota II

Fase a com projeto italiano do grupo Franco Togi que instalou dois geradores de 63mw cada, recebendo o nome de Usina Termoelétrica Presidente Médici em 1974, quando então a Usina Candiota I foi parcialmente desativada permanecendo com reserva fria do sistema elétrico nacional, isto é, só entrando em operação quando solicitado.

Com o crescente aumento do consumo de energia elétrica, em 1978 iniciou-se a construção da fase B da UPME (Usina Term. Pres. Médica) com projeto francês do grupo Alsthom que instalou mais dois geradores de 160 mW (total de 320mW).

A capacidade de geração desta usina é de 346mW a plena carga, está previsto a construção de mais seis usinas com capacidade de geração de 320mW cada, no ano de 2001 as usinas termoelétricas pertencentes a CEEE foram federalizadas, passaram a ser controladas pela ELETROBRÁS.

Princípios de funcionamento:

Uma usina termoelétrica necessita de água e combustível para queima, e na região de candiota funciona a maior mina de carvão a céu aberto do mundo, o que propicia a mineração do carvão a baixos custos e compensam os investimentos em energia elétrica.

O carvão é retirado da mina triturado, britado e moído até alcançar uma granulométrica próxima a do talco sendo então considerado pulverizado este artifício é utilizado para aproximar o estado sólido do carvão ao estado gasoso, quando então ele é arrastado por poderosos ventiladores para ser queimado na caldeira.

A água depois de tratada é desmineralizada através de processos químicos é enviada a caldeira, onde é superaquecida a uma temperatura em torno de 530°C e com uma pressão de 120kg/cm², e direcionada a turbina que gira um alternador para produzir a energia elétrica.

Fenômenos Químicos e Físicos Relacionados

Relação entre temperaturas e pressões água/vapor – entalpia/entropia

Relação de aquecimento e resfriamento da água – ciclos térmicos (Carnot)

Transformação dos estados físicos da matéria – água/vapor/água e sólido/plasma(carvão)

Tratamento da água e sua desmineralização – processos químicos

Transferência de energia pelo processo de transformação dos estados físicos da matéria – energia potencial, cinética, mecânica, magnética, elétrica (turbina/gerador)

Transferência de calor – condução, convecção e irradiação (caldeira).


Nenhum comentário: