No dia 25 de março de 2008, foi realizada uma saída de campo, com os alunos da turma 113 do Colégio de Aplicação da UFRGS, logo após, as outras turmas (111 e 112) também foram. A saída de campo era uma subida ao Morro Santana.
O Morro Santana que é conhecido por ser o Morro mais alto de Porto Alegre e, por possuir uma das mais lindas vistas em seu pico. O Morro Santana é formado por rochas graníticas e uma parte dele pertence a área da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Há no Morro uma grande diversidade de espécies, sendo em média 400 espécies, muitas espécies são migratórias, que chegam ao Morro por volta da Primavera e Verão. Há lá uma vegetação nativa, ocupadas por Mata Atlântica e campos sulinos.
Alguns alunos gostaram do desafio, pois na realidade era um desafio, o Morro é muito alto, lá existem muitos animais, tais como: cobras, aranhas, besouros, etc. Foi muito cansativo “desbravar” a mata, coisa que a maioria dos alunos nunca tinha feito, mas no final fomos todos recompensados, a vista lá de cima é linda, consegue-se enxergar uma parte da cidade de Viamão e um pouco da cidade de Porto Alegre, há uma brisa fresca lá em cima. Os alunos lá em cima, para descansar, sentaram-se em matacões, que por sua vez, são fragmentos de rochas, muitas vezes apresentando formas esferóides.

Subindo, passamos por Araucárias que são de um gênero de árvores coníferas, existem apenas 19 espécies que são altamente separadas pelo mundo.

A subida era por uma trilha, que denomina Trilha Kauê, que explicou aos alunos sobre a trilha, as espécies, etc., foram às professoras Taís de Biologia e, a professora Dariane de Geografia.
Após toda a subida, voltamos ao Colégio, com muita sede, mas posteriormente com muita história para contar a todos que não subiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário